A poesia hoje está um pouco esquecida nas salas de aula. Se o educador não englobar este gênero literário nas suas práticas pedagógicas, dificilmente, seu aluno irá ler e gostar da poesia, ainda mais que muitos de nossos alunos só leem na escola. É necessário familiarizar os pequenos com a poesia e criar forma lúdicas para serem aceitas pelos mesmos. Sendo trabalhada ludicamente e planejada com imagens, sons e narrativas faz com que o aluno goste, despertando a curiosidade, a imaginação e o conhecimento. Não podemos esquecer que para cada faixa etária há um tipo de poesia. Para os pequenos podem ser trabalhadas as canções, os fantoches, as rimas infantis como "O sapo não lava o pé", "Aquarela" de Toquinho, "A casa" de Vinicius de Morais e também "As borboletas"; de Vinicius de Morais, "O menino azul" de Cecília de Meireles, "Jeca Tatuzinho" de Monteiro Lobato, entre outros tantos.
Por meio das narrativas, das linguagens visuais, do colorido, das imagens e dos sons a criança sente sensações e o interesse aflora.
Portanto, há diferentes maneiras de serem trabalhas as poesias na Educação Infantil, cabe ao professor adequá-las aos seus alunos.
Abaixo, está em anexo um vídeo do Youtube "A casa", de Vinicius de Morais:
Fonte de pesquisa:
muito legal essa maneira de VER a música...sugiro que visitem esta página, para ver a representação gráfica da música...
ResponderExcluirbjs
myrtita
http://mais.uol.com.br/view/w3tgx7hv2erx/como-a-musica-funciona-04021A3560E4A98326?types=A