Pular para o conteúdo principal

Poesia e música na sala de aula

            A poesia hoje está um pouco esquecida nas salas de aula. Se o educador não englobar este gênero literário nas suas práticas pedagógicas, dificilmente, seu aluno irá ler e gostar da poesia, ainda mais que muitos de nossos alunos só leem na escola. É necessário familiarizar os pequenos com a poesia e criar forma lúdicas para serem aceitas pelos mesmos. Sendo trabalhada ludicamente e planejada com imagens, sons e narrativas faz com que o aluno goste, despertando a curiosidade, a imaginação e o conhecimento. Não podemos esquecer que para cada faixa etária há um tipo de poesia. Para os pequenos podem ser trabalhadas as canções, os fantoches, as rimas infantis como "O sapo não lava o pé", "Aquarela" de Toquinho, "A casa" de Vinicius de Morais e também "As borboletas"; de Vinicius de Morais, "O menino azul" de Cecília de Meireles, "Jeca Tatuzinho" de Monteiro Lobato, entre outros tantos.
Por meio das narrativas, das linguagens visuais, do colorido, das imagens e dos sons a criança sente sensações e o interesse aflora.
Portanto, há diferentes maneiras de serem trabalhas as poesias na Educação Infantil, cabe ao professor adequá-las aos seus alunos.

Abaixo, está em anexo um vídeo do Youtube "A casa", de Vinicius de Morais:

Fonte de pesquisa:


 

Comentários

  1. muito legal essa maneira de VER a música...sugiro que visitem esta página, para ver a representação gráfica da música...
    bjs
    myrtita
    http://mais.uol.com.br/view/w3tgx7hv2erx/como-a-musica-funciona-04021A3560E4A98326?types=A

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E Eis que ele reaparece a minha frente  como um muro Mais uma vez, surge inesperada e docemente Tão zeloso  que meus olhos se extasiam quando o delineiam no horizonte. Aquela forma de contornos dourados que com sua abundância torna tudo ouro a sua volta. Um verdadeiro Midas

Dando uma garibada...

alouuuu... a novidade de hoje não é textual, literária, mas numérica e musical...consegui colocar o contador de visitas e uma música pra trilha...tá que foi de um jeito meio babaca, mas foi como eu consegui...aceito sugestões de como encontrar o código html das músicas, ou como colocar uma playlist (hoje já cansei de tentar...) me dá um help, plisss... myrtita

Línguas Neolatinas

São línguas que têm sua origem no Latim. O latim era falado inicialmente no Lácio, região da Península Itálica. Tornou-se depois a lóngua dominante da Península e, com a expansão do Império Romano, foi levada para as regiões conquistadas, onde foi adotada como língua própria pelas populações vencidas.Mas é claro que cada uma dessas populações trouxe para nova língua, o latim, as marcas da língua que abandonara, para usar a do vencedor. É claro também que essas marcas eram diferentes para cada povo, de acordo com sua língua anterior. Mais tarde, com a invasão dos bárbaros e com a queda do Império Romano, as diversas modalidades regionais do latim se foram diferenciando cada vez mais, e ele acabou por transformar-se em diversas línguas - as línguas neolatinas - ou românicas; as principais são: o   português, o espanhol, o frânces, o italiano, o catalão, o romeno, o galego. Texto extraído do livro didático do 9° ano: SOARES, Magda. Uma proposta para o letramento. Ed. Moderna. São...