Ontem me deparei com um almanaque destinado ao público infantil, que apresentava temas diversos, em várias áreas do conhecimento. Nada acontece por acaso, abro o livro em suas páginas finais, que vinham divididas em cores, conforme o assunto...escolhi as páginas de cor violeta. Eram da parte da Cultura. Abri justo na página da LITERATURA! Engraçado é que na hora nem fiz a associação com o tema que me levou a começar este blog.
Bem, o texto, escrito de maneira simples e acessível, para crianças em idade escolar, trazia algumas considerações muito importantes. A primeira delas:
- A escrita é tão fundamental em nossa civilização que a história é dividida em duas idades, cujo marco histórico é...A ESCRITA! Isso nos faz inferir sobre como a habilidade da leitura e da escrita são ferramentas de distinção social e de poder. Na evolução onto e filogenética, o domínio da escrita marca uma etapa decisiva para a constituição da inteligência, posto que permite uma elaboração mental por meio do pensamento e da linguagem que ampliam a competência lingüística dos sujeitos.
- o texto trazia ainda uma distinção entre o que é texto literário e texto não literário, onde a diferença está no fato de que o texto literário desperta sensações e sentimentos no leitor, remetendo à possibilidade de mudança no comportamento e na visão de mundo do leitor.
Hmmm..entendi por que quem cultiva o hábito da leitura, cultiva um jardim de flores diferentes e mágicas...
Comentários
Postar um comentário